Turismo

Turismo no Litoral Sul da Paraíba

Praia do Amor, Jacumã, Tabatinga, Coqueirinho e Tambaba (a primeira praia oficial do Nordeste de naturismo). Praias com paisagens de grandes belezas, praticamente intocadas pelo homem. Parada para almoço, fotos e mergulho. Retorno no final da tarde.
Naturismo: " Se você curte a natureza e a vida ao ar livre de maneira saudável, sem malicias e sem preconceitos, então o naturismo é a sua opção ideal.Se você aceita esses princípios básicos, então já está disposto a torna-se naturista."
Normas para acesso à Praia de Naturismo (Lei Municipal n. 286/2004):
Artigo I - Ficam estabelecidas as normas de banhistas para preservação da prática do naturismo dentro da Praia de Tambaba, obedecendo aos seguintes critérios:
I - fica proibido o uso de qualquer peça de roupa ou vestimentos incompatíveis com o naturismo.
II - fica proibido o ingresso especifico para a prática do naturismo de homens desacompanhados de mulheres, por ser contrario aos princípios naturistas e familiar, exceto quando a serviço;
III - Fica proibido fotografar, filmar ou gravar imagens por qualquer processo, de pessoas nuas, sem o devido consentimento;
IV - fica proibido o ingresso específico para a pratica do naturismo de pessoas portando ou conduzindo animais de qualquer espécie;
V - Fica proibido jogar lixo, latas, garrafas, pontas de cigarro ou quaisquer outros agentes poluidores, fora dos locais apropriados;
VI - Fica proibido o constrangimento aos naturistas com atitudes ativas ou passivas;
VII - Fica proibida a prática de gestos, ações e propostas que tenham conotações sexuais;
VIII - Fica proibido transitar com qualquer tipo de veiculo na área especifica para a pratica do naturismo;


Dia Mundial do Turismo será comemorado em João Pessoa
Dia Mundial do Turismo será comemorado em JP
O Dia Mundial do Turismo, que transcorre na próxima terça-feira (27), será comemorado com uma série de ações promovidas pelo segmento em João Pessoa. A programação começará logo às 6h, com uma caminhada pela orla marítima. A concentração será em frente à sede do Sesc, de onde todos sairão em direção ao Busto de Tamandaré, na praia de Tambaú.

Os organizadores programaram também uma distribuição da Cartilha do Enfrentamento à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, confeccionada pelo Ministério do Turismo. Nesta ação estão confirmadas as presenças da promotora da Infância e da Juventude, Soraya Escorel, e do juiz Eduardo Varandas, além de representantes dos cinco Conselhos Tutelares de João Pessoa.

Às 8h30, no Centro Turístico de Tambaú (CTT), sede da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), será aberta a Feira de Artesanato, com a venda de produtos de artesãos dos Povos Indígenas, Povos do Santo, Mulheres de Barro, Artesãs de João Pessoa e Arte das Mulheres Presidiárias. Os artesãos ficarão instalados em mesas padronizadas no entorno do CTT.

Em seguida, no auditório da estatal de turismo, a presidente da PBTur, Ruth Avelino, vai abrir a palestra que será proferida pelo secretário de Articulação do Ministério da Cultura, João Roberto Peixe, sobre o tema ‘Turismo e Aproximação das Culturas’

Visita às escolas – No período da tarde, o secretário executivo do Turismo, Walter Aguiar, fará uma palestra para alunos da Escola Estadual Olivina Olívia, às 15h30, no Centro. Ele vai abordar o tema “Turismo e Cultura”. Pelo menos dez escolas estaduais receberão a visita de uma comissão formada por alunos do curso de Turismo da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e do Instituto de Educação da Paraíba (Iesp), para um diálogo sobre as atividades turísticas. Ainda no período da tarde, alunos do Senac/Fecomércio entregarão material de divulgação turística nos equipamentos do trade da Capital paraibana. Encerrando a programação, haverá uma série de apresentações culturais na sede da PBTur e na Praça do Sol, em Manaíra.

Secom-PB

Festival recebe mais de cinco mil profissionais do setor em João Pessoa


O Festival do Turismo de João Pessoa, realizado nesse final de semana na Estação Cabo Branco Ciência, Cultura e Artes, reuniu um público de mais de cinco mil profissionais, entre agentes e operadores de turismo (tanto de empresas privadas quanto de estatais). Paralelamente ao Festival, foram realizados o 2º WorkShop Classe A, a 1ª Feira do Turismo e o 1º Fórum de João Pessoa. Para a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, o Festival tem grande potencial para se transformar em um grande evento do segmento no Nordeste.
Ruth se disse entusiasmada com o nível dos debates durante o Fórum, mas, sobretudo, com a participação de empresas de outros estados, que proporcionaram um excelente intercâmbio entre os profissionais do turismo brasileiro. A executiva lembra que o Festival de Turismo de Gramado, um dos maiores do Brasil, atualmente, começou basicamente neste formato. “O Festival de João Pessoa pode sim atingir um mesmo nível”, disse a presidente da PBTur, que apoiou o evento.
Para o gestor executivo do Convention Bureau de João Pessoa, Ferdinando Lucena, responsável pela organização do Fórum, o Festival deste ano superou as expectativas de todos. “Foi um excelente evento e que trouxe bastante conhecimento para aqueles que participaram dele”, disse o executivo. Ferdinando elogiou também o nível dos debates e, principalmente, a relação profissional da iniciativa privada e o setor público.
O diretor da Operadora Classe A, Breno Mesquita, idealizador do Festival em parceria com a Editora Sophistiqué, comemora o sucesso desta segunda edição do evento. Ele afirma que já existe interesse de diversas empresas de participarem da versão 2012. “Já recebemos confirmações para reserva de espaços para o ano que vem”, confirma o empresário, que pretende discutir pequenos ajustes e criar inovações para o próximo ano.
De acordo com Mesquita, o Festival superou as expectativas, mas, principalmente, criou um ambiente favorável para implantação de inovações que farão do evento ainda maior. O empresário preferiu não antecipar essas inovações, mas adianta que haverá maior espaço para capacitações e treinamento de pessoal em diversas áreas. “Estamos discutindo com os cursos de Turismo a criação de um Fórum acadêmico, para ampliar os debates nessa área”, antecipa Mesquita.
Jornalistas – Além da participação de profissionais do segmento turístico durante o final de semana, em João Pessoa, o Festival trouxe para a capital paraibana jornalistas especializados de todos os Estados do Nordeste, que vieram fazer o cobertura e produzir material de divulgação do Destino Paraíba. Vieram a convite da PBTur os jornalistas do jornal A Tarde, de Salvador (BA), e do Correio Braziliense (DF).

Os dois jornalistas estiveram também na região do Brejo da Paraíba, para produzir reportagens sobre o crescimento econômico da região graças ao desenvolvimento do turismo. Durante o final de semana, os dois conheceram Bananeiras, Areia e Alagoa Nova, num roteiro que reuniu turismo de aventura, com gastronomia e cultura. “Fizemos um roteiro procurando aproveitar ao máximo a diversidade de turismo. Os dois ficaram encantados com o que viram”, disse Ruth Avelino.

Da Redação com Secom-PB


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...