sábado, 12 de agosto de 2017

Feira de adoção de animais domésticos acontece em João Pessoa

Feira é neste sábado (12) e vai das 8 horas às 12 horas no Parque da Lagoa.
  Feira de adoção acontece no Centro de Zoonoses em João Pessoa (Foto: Dayse Euzebio/Secom-JP)Feira de adoção acontece no Centro de Zoonoses em João Pessoa (Foto: Dayse Euzebio/Secom-JP)
A Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses (GVAZ) realiza neste sábado (12), no Parque da Lagoa um festival de adoção de animais de estimação. Das 8 horas às 12 horas, cães e gatos saudáveis vão estar disponíveis para adoção e os maiores de três meses vão ser imunizados. Os animais para adoção foram resgatados de maus-tratos e abandonados.
A ação também é em alusão a Semana Nacional de Controle da Leishmaniose. Além dos animais para adoção, também serão realizados testes para Leishmaniose canina, vacinação antirrábica e orientações sobre educação em saúde voltadas para o cuidado e prevenção de doenças nos animais.

Adoção

O interessado em adotar um animal deve ter 18 anos, apresentar um documento de identidade com foto, comprovante de residência e participar de uma orientação sobre o bem e posse responsável do animal com a equipe da Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses.

Leishmaniose canina

A Leishmaniose ou calazar, é uma doença mortal e de fácil diagnóstico, pois um cão pode estar infectado e não mostrar nenhum dos sintomas exteriores. Mesmo sendo considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma das seis maiores epidemias de origem parasitária do mundo, focos de leishmaniose visceral canina continuam a se expandir pelo mundo.
A doença pode ser passada para os humanos, onde a evolução é longa e pode durar alguns meses ou até ultrapassar o período de um ano. Provoca febre irregular e prolongada, anemia, indisposição, palidez da pele e ou das mucosas, falta de apetite, perda de peso, e inchaço do abdômen, devido ao aumento do fígado e do baço.
A transmissão da leishmaniose visceral acontece quando fêmeas de insetos infectados (conhecidos como mosquito palha ou asa-dura) picam cães ou outros animais contaminados e depois picam as pessoas, levando o protozoário para a corrente sanguínea humana. No homem, a doença ataca vários órgãos internos, principalmente o fígado e o baço.

Vacinação antirrábica

Quase todas as pessoas que adquirem a doença chegam a óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. Quando uma pessoa é infectada, a recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459. 

Da Redação com G1 PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...