domingo, 11 de junho de 2017

Ministro do Turismo destaca ação do Governo da Paraíba por atrair voo internacional

O voo está sendo comemorado pelos representantes do trade turístico paraibano, mas já há reflexos bastante positivos na esfera nacional.


O ministro do Turismo, Marx Beltrão, destacou a decisão do governador Ricardo Coutinho para incrementar o turismo paraibano. "A Paraíba dará um imenso passo para abertura no mercado internacional", disse o ministro ao comentar o acordo entre o Governo do Estado e a Gol Linhas Inteligentes para operar com com voos regulares entre a Paraíba e a Argentina. O ministro informou que  80% do turismo internacional é realizado entre os países fronteiriços..
Os voos, que temo início dos voos regulares entre João Pessoa e Buenos Aires, a partir do dia 1º de julho serão aos sábados, operados pela Gol Linhas Inteligentes, após uma negociação feita pelo governador Ricardo Coutinho diretamente com a diretoria da companhia aérea, resultando na redução para 6% da alíquota de ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) no combustível de aviação.
 O início dos voos regulares entre João Pessoa e Buenos Aires será a partir do dia 1º de julho (Foto: Gol) 
 
O voo está sendo comemorado pelos representantes do trade turístico paraibano, mas já há reflexos bastante positivos na esfera nacional. Segundo o ministro, “é preciso investir em conectividade aérea para atrair cada vez mais nossos vizinhos para conhecer o Brasil”.  
 “Os argentinos já são os turistas que mais visitam nosso país, mas o grande fluxo acaba ficando ali pelas regiões Sul e Sudeste. A ideia agora é diversificar a oferta e atraí-los também para a região Nordeste, para conhecer nossas lindas praias, nossa cultura e gastronomia”, disse o ministro, que destacou como muito positiva a ação promovida pelo Governo da Paraíba.
A indicação de Marx Beltrão sobre a presença de turistas estrangeiros no Brasil é reforçada pelos dados estatísticos da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). “A Argentina é o maior emissor de turistas para o Brasil, com 2.294.900 visitantes no ano de 2016 e desse total 1.037.055 entraram no país por via aérea”, enfatiza o diretor de Inteligência Competitiva e Promoção Turística da Embratur, o paraibano Gilson Lira.
Segundo Lira, os dados da Embratur indicam que este público procura diversificação de produtos no Brasil e o Nordeste brasileiro foi apontado, devido a sua vantagem competitiva, como produto atraente no mercado. “Fatores estes que enfatizam a importância da ligação direta entre a capital argentina com a cidade de João Pessoa”, disse. “Esse primeiro voo internacional que nossa a Paraíba ganha contribuirá, e em muito, com o desenvolvimento de nossa economia, gerando também novos empregos”.
Na opinião do secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), Lindolfo Pires, esse voo será histórico e um divisor de águas para a ampliação da oferta de voos internacionais para João Pessoa. É um mercado importante que se abre para o turismo e ganha tanto o turista argentino, como o paraibano, que terá agora a oportunidade de conhecer outros países em ligações diretas, mais rápidas e mais baratas. “Sem dúvida, representa uma grande ação do Governo, que trará reflexos importantes para a nossa economia”, pontuou o secretário.
Opinião do trade - Para a presidente da ABIH-PB (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba), Manuelina Hardman, a ação do Governo do Estado fez com que fosse gerado um momento importante para o ‘Destino Paraíba’ no mercado internacional, em especial, na Argentina. A hoteleira enfatizou que esse momento terá reflexo fundamental no processo de capacitação da mão de obra local, que terá que se adaptar no atendimento dos turistas estrangeiros, melhorando a oferta de serviços.
Essa é a mesma opinião da presidente da Abrasel-PB (Associação Brasileira de Bares Restaurantes e Similares, seccional Paraíba), Neide Lisboa. Segundo a empresária, os segmentos de gastronomia e hotelaria passarão por um importante desafio de qualificar ainda mais a mão de obra, em especial, ampliando a oferta de profissionais que falam mais de um ou dois idiomas. “Precisamos capacitar mais colaboradores para atender esse público da melhor forma possível, para que haja a melhor forma de comunicação possível”.
O diretor do Festival do Turismo de João Pessoa (Festival JPA), Cláudio J S Júnior, destacou também a ação do Governo, pois coloca a Paraíba nas prateleiras das principais operadoras de turismo da Argentina, assim como abre oportunidade para que os paraibanos viajem para o país sul-americano. “É um momento de comemorações, mas também de grande responsabilidade do trade porque teremos que trabalhar para manter o bom atendimento e a frequência da operação”, enfatizou.

Da Redação com Click PB

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...