quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Revoltada, população amarra vereador em poste

vereador amarrado


O vereador Marcionílio da Costa Mendes foi amarrado em um poste pela população de Mata Grande, no interior do Estado de Alagoas. Acusado de roubar os cofres públicos, o parlamentar foi inocentado pelo Tribunal de Justiça, o que revoltou o povo do município.
“A gente já cansou dessa palhaçada! Se eles continuarem nos roubando, vai faltar poste na cidade.”, comentou dona Josicleide dos Anjos, moradora da cidade e dona das cordas.

Mário Luiz (Carioca) Com Pedro Rodrigues

Motorista é ferido após pedrada em ônibus na PB; empresa diz que assaltos são diários

Empresa responsável pela linha de ônibus relatou que os assaltos aos transportes coletivos são constantes, principalmente à noite; ninguém foi preso
PM esteve no local para prestar apoio
PM esteve no local para prestar apoio
Uma pedrada na janela do vidro de um ônibus que faz a linha 092 - Radial, da empresa Cabral, em Campina Grande, acabou ferindo o motorista do coletivo, na noite desta terça-feira (26). O crime ocorreu na avenida Almirante Barroso, no conjunto Rocha Cavalcanti, na Zona Oeste da cidade.

A empresa responsável pela linha de ônibus relatou que a suspeita é que tenha ocorrido uma tentativa de assalto. A Cabral disse também que os assaltos aos transportes coletivos são constantes, especialmente durante à noite. Além da linha 092, ela é responsável por operações em linhas que circulam em bairros das zonas Norte, Leste e Oeste de Campina Grande.

A Polícia Militar esteve no local para prestar apoio ao motorista ferido e aos passageiros do coletivo. Rondas foram realizadas, mas até o fim da noite desta terça, ninguém havia sido preso.
O Portal Correio entrou em contato com o Centro de Operações Integradas da PM em Campina (Ciop) para mais informações, mas a ocorrência não havia sido registrada até as 22h.
O estado de saúde do motorista ferido não foi divulgado. Até as 22h desta terça, o Hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes havia informado que não constava nenhum registro de atendimento desse tipo na unidade.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Nervosa: Motorista estanca e trem bate em lateral de carro na Paraíba

Foto: Aguinaldo Mota
Um carro foi atingido por um trem da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) na tarde desta terça-feira (26), na Ilha do Bispo, em João Pessoa.
Segundo informações, Jackeline da Costa, 25 anos, estava conduzindo o veículo quando ficou nervosa no cruzamento da linha férrea e terminou estancando o carro. Ela não conseguiu ligar o veículo a tempo para evitar a colisão com a locomotiva.
Uma unidade do Samu esteve no local e encaminhou a motorista com escoriações para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.
 
Mário Luiz (Carioca) com O Cabuloso

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Relatório aponta 41 favelas sem segurança nas eleições, mas Pezão dispensa Exército

Relatório aponta intervenção de traficantes em campanhas na Rocinha

Relatório aponta intervenção de traficantes em campanhas na Rocinha Foto: Rafael Moraes / Extra
Apesar de admitir que não há segurança para que a campanha ocorra em 41 favelas do Rio, sendo dez pacificadas, o governo do Rio não planeja pedir que as Forças Armadas sejam convocadas, a exemplo do que ocorreu em 2012. Nesta segunda-feira, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) recebeu um relatório da Secretaria de Segurança afirmando que há interferência de traficantes e milicianos, por exemplo, em favelas do Lins, na Rocinha e nos complexos do Alemão e da Maré. O governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), no entanto, decidiu não pedir ajuda.
— Quem define a condução das políticas de segurança no estado é a Secretaria de Segurança. De acordo com a secretaria, até o momento, não há necessidade de requisição de forças federais para garantir a realização das eleições de outubro de 2014 — afirmou o governador.

Pezão descartou necessidade do Exército
Pezão descartou necessidade do Exército Foto: Marcelo Piu / Agência O Globo
Durante a sessão plenária do TRE, na tarde desta segunda, o desembargador eleitoral Fábio Uchôa apresentou o relatório. Segundo o texto, das 31 favelas sem UPP, 15 são dominadas por traficantes e 16, por milicianos. Uchôa defende que as Forças Armadas sejam chamadas antes do dia da eleição, para assegurar a normalidade da campanha.
— O relatório mostra que existem várias comunidades dominadas por bandidos em que os candidatos precisam pagar para entrar ou simplesmente são proibidos. A situação é caótica, por isso trouxe ao plenário — afirmou Uchôa.
Mas o presidente do TRE, desembargador Bernardo Garcez, lembrou que, por exigência do Tribunal Superior Eleitoral, o pedido de ajuda dependeria de Pezão.
— O governo do estado está cheio de meias palavras. Se o governo pode antever que boa parte das regiões com favelas está dominada, não entendo temor em esclarecer essa posição. A resposta sobre segurança dos eleitores não pode ser de um subalterno — cobrou Garcez, antes da resposta de Pezão.

Na favela do Guarda, placas só do deputado federal Marcelo Simão
 
Na favela do Guarda, placas só do deputado federal Marcelo Simão Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
O procurador regional eleitoral, Paulo Roberto Bérenger, também é favorável.
— As denúncias já são suficientes e mostram que é necessária a entrada de forças nacionais na eleição do Rio — propôs o procurador Paulo Bérenger.
Segundo o relatório, na favela Vila Ipiranga, em Niterói, traficantes estão cobrando R$ 10 mil para permitir a entrada de candidatos. Já no Caramujo, também no município, candidatos ligados ao atual governador também seriam proibidos de entrar e tiveram suas propagandas retiradas do local. Há uma semana, PMs da UPP do Lins descobriram um local usado por traficantes para pintar, com tinta preta, propagandas de Pezão.
O cadastro de eleitores para o controle dos títulos eleitorais, mostrado pelo EXTRA há duas semanas, também foi confirmado pela secretaria. “A milícia vem atuando de forma diferente quanto ao pleito eleitoral. A secretaria identificou que milicianos vêm atuando no controle de cadastro de eleitores para a próxima eleição”, diz o relatório.

Mário Luiz (Carioca) com Extra

Deputado é detido por agredir a própria esposa


Deputado é detido por agredir a própria esposa
O deputado estadual Jânio Xingu (PSL), de 45 anos, foi detido na madrugada desta segunda-feira (25) suspeito de agredir a própria esposa, de 32 anos, em via pública no bairro Centenário, zona Oeste de Boa Vista, de acordo com a polícia. Policiais militares faziam patrulhamento na região quando foram abordados por dois rapazes que relataram a suposta agressão do parlamentar. O político foi abordado e conduzido ao Plantão Policial Especializado (PPE), acompanhado da mulher e testemunhas. Procurado para falar sobre o caso, o deputado disse que estava em uma reunião e não se pronunciaria.

De acordo com a PM, o deputado estaria correndo atrás da esposa com uma faca após espancá-la em via pública, tendo sido impedido pelos dois rapazes. Eles socorreram a vítima, que estaria apenas com roupas íntimas. Após ser detido, Xingu foi levado à delegacia, e de acordo com os policiais, apresentava sinais de embriaguez. Ainda conforme a polícia, o deputado não foi submetido ao teste do bafômetro.

Segundo a delegada plantonista Suébia Cardoso, a esposa do parlamentar não quis representar criminalmente contra ele. "Ela poderia representar contra ele por ameaça, mas não quis, mesmo sendo um direito legal. A esposa não estava com lesões aparentes. Ele teria corrido atrás dela com uma faca. Isso foi o que ela disse em depoimento. Eu a orientei ainda que podia pedir medidas protetivas, mas ela se recusou, e também não quis fazer exame de corpo de delito", contou.

Ainda de acordo com a delegada, Xingu teria pedido perdão à esposa e disse a ela que poderia seguir a própria vida. "Ele pediu desculpas à esposa e falou que nada disso iria acontecer de novo. Fiz todo o procedimento policial como faria com qualquer cidadão, independentemente de ser político. Porém, ele só poder ser preso em flagrante por crime inafiançável, conforme prevê a Constituição Federal", destacou a delegada.

Por telefone, a secretária de Xingu informou que ele estava em uma reunião e retornaria a ligação assim que estivesse livre. Por volta das 23h, o parlamentar atendeu ao telefonema do G1 e disse que ainda estava participando de um encontro político, mas ressaltou que não se pronunciaria sobre o caso. Ele é candidato à reeleição.


Mário Luiz (Carioca) com G1

Ex-prefeito morre após ser atropelado intencionalmente pelo próprio filho

Ex-prefeito morre após ser atropelado intencionalmente pelo próprio filho


O ex-prefeito de Nova Olinda, João Raimundo, de 69 anos, morreu em decorrência de um atropelamento provocado intencionalmente pelo seu próprio filho, Francisco Raimundo de Sales, de 40 anos, segundo a polícia.
A ocorrência foi no conjunto Mariz, que fica próxima a residência da vítima.
Segundo informações do destacamento da Polícia Militar de Nova Olinda, o acusado jogou um caminhão sobre um Fiat Uno que era conduzido pelo ex-prefeito. Depois da colisão, o idoso saiu do carro e foi atropelado por Francisco Raimundo, que jogou o caminhão para cima do pai e em seguida fugiu. Na companhia de João estava uma criança de 3 anos, que é criada por ele. O menino permaneceu no interior do veículo que João conduzia e também ficou lesionado.
Conforme o sargento Firmino, comandante do destacamento, João Raimundo teve fratura nas pernas e lesões por várias partes do corpo. O líder político foi socorrido inicialmente para o hospital de Piancó, mas, em decorrência da gravidade das lesões, precisou ser removido para o regional de Patos, onde faleceu. Já a criança não corre risco de morte e se encontra no hospital piancoense.
Após atropelar o pai, o Francisco Raimundo fugiu em direção à zona rural do município e abandonou o caminhão em uma estrada do sítio Gato, onde enveredando no mato. O carro já está em poder da polícia e as diligências continuam na tentativa de capturar o acusado. Ainda não se sabe o que motivou a fúria do filho contra o próprio pai.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Delegado acusado de receber dinheiro para liberar veículo diz que houve armação


Delegado acusado de receber dinheiro para liberar veículo diz que houve armação
 O delegado da Polícia Civil detido em Campina Grande na noite do último sábado, sob acusação de receber dinheiro de um casal de comerciantes para liberar um veículo com irregularidades na documentação, disse que foi alvo de uma armação.

Em entrevista ao JPB 2ª edição, ele revelou que foi ao local apenas buscar um dinheiro a pedido de uma pessoa e quando chegou, nas proximidades do campo do Treze no bairro de São José foi abordado pela polícia. Ele disse que não sabia da negociação. “Campina Grande toda me conhece. Eu foi vítima de uma armação” afirmou. Júlio Ferreira Lima foi preso em flagrante no momento em que recebia o dinheiro do casal. O filho do delegado é acusado de participação no crime e está foragido.

O delegado teria exigido a quantia de R$ 10 mil do casal para liberar o carro, mas eles alegaram não possuir todo dinheiro. O casal deu a quantia de R$ 1 mil e marcou para entregar mais R$ 1400 em outro lugar, onde o delegado foi detido. A defesa de delegado alega que ele não tem participação no fato e que o dinheiro recebido pelo acusado seria para o filho que é despachante.

O superintendente da Polícia Civil de Campina Grande, Marcos Paulo Vilela, responsável pela autuação em flagrante do delegado, confirmou a ocorrência. Segundo Marcos Paulo Vilela explicou que a extorsão vinha ocorrendo desde o sábado (16). Ele disse ainda que no dia da ocorrência, o delegado estava de plantão.

Mário Luiz (Carioca) com PB Agora

Prefeitura de João Pessoa lança hoje edital de licitação para obras do BRT

'Metrô sobre rodas' quer melhorar o transporte público na cidade.
Projeto orçado em R$ 188 milhões conta com recursos do Governo Federal.

Projeto do BRT em João Pessoa lança edital para obras nesta terça-feira (26) (Foto: Reprodução / Projeto da PMJP) 
Projeto do BRT em João Pessoa lança edital para obras nesta terça-feira (26) (Foto: Reprodução / Projeto da PMJP)
A Prefeitura Municipal de João Pessoa lança nesta terça-feira (26) o edital de licitação para empresas interessadas em executar as obras do Bus Rapid Transit (BRT), o 'metrô sobre rodas' que pretende melhorar o transporte público da capital paraibana. O projeto está orçado em R$ 188 milhões e conta com recursos do Governo Federal. A cidade foi contemplada no PAC 2 – Grandes Cidades, do Ministério das Cidades.
Com a divulgação do edital, as empresas interessadas têm o prazo de 30 dias úteis para providenciar a documentação exigida e se candidatar. Ao término do prazo, será feita a abertura dos envelopes e divulgação da empresa vencedora. A contratação da empresa ou consórcio de empresas prevê a elaboração do projeto básico, projeto executivo e execução das obras de pavimentação/drenagem da faixa exclusiva para ônibus.
A licitação prevê obras de construção nos cinco corredores por onde o BRT deve trafegar, ou seja: Cruz das Armas, Dois de Fevereiro, Epitácio Pessoa, Pedro II e o corredor central da cidade. Segundo o secretário de Planejamento, Rômulo Polari, os BRTs terão conforto, eficiência e comodidade. Segundo ele, o sistema ficará on-line para a população acessá-lo, sendo necessário, para isso, um aparelho .
“Vamos oferecer eficiência no tráfego, através de corredores exclusivos para os BRTs, pois não haverá interferência de outros transportes, que reduzirá 40% a 50% do tempo do trajeto. Esperamos que este seja um fator determinante para reduzir o transporte individual na cidade, com a opção pelo transporte coletivo de qualidade”, afirmou Polari.
O BRT é um sistema de transporte coletivo de passageiros que proporciona mobilidade urbana rápida, confortável, segura e eficiente por meio de infraestrutura segregada com prioridade de ultrapassagem, operação rápida e frequente. O sistema já foi implantado em outras cidades do país, a exemplo de Curitiba e Rio de Janeiro.

 Mário Luiz (Carioca) com G1 PB

Homem embriagado é apedrejado e seis são suspeitos do crime em Campina Grande

Polícia fez buscas para tentar localizar os responsáveis, mas até a noite desta segunda ninguém havia sido achado
Homem apedrejado estaria embriagado
Homem apedrejado estaria embriagado
Um homem de 23 anos foi espancado por seis outros e acabou sendo apedrejado, na tarde desta segunda (25) no bairro da Liberdade, Zona Sul de Campina Grande, a 125 km da Capital.

Segundo informações de pessoas que presenciaram o crime, a vítima estaria consumindo bebidas alcoólicas desde a manhã desta segunda e por estar embriagado estaria provocando algumas pessoas que passavam por um das ruas do bairro, o que levou às discussões.

Em um primeiro momento, o homem apedrejado teria chamado um outro homem para brigar e teria atingido com um golpe usando uma garrafa de vidro. Em seguida, amigos do rapaz que teria levado a garrafada entraram na confusão e espancaram o homem que estaria alcoolizado.
Segundo a Polícia Militar, nenhum dos suspeitos estava no local no momento em que a viatura chegou. Buscas foram feitas para tentar localizar os responsáveis, mas até a noite desta segunda ninguém havia sido encontrado.
Após a briga, o homem que teria iniciado a confusão ficou bastante ferido e foi socorrido pela equipe do Samu e levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande. O estado de saúde dele não foi divulgado.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Caminhão bate na traseira de carro, pega fogo e professor morre queimado no Sertão

Caminhão bate na traseira de carro, pega fogo e professor morre queimado no Sertão

Um engavetamento entre três veículos deixou uma pessoa morta, por volta das 18h30, desta segunda-feira (25) na BR-230, próximo ao município de Marizópolis, região de Sousa, Sertão paraibano.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista de um caminhão baú, que trafegava pela rodovia, parou no acostamento para ajudar um motociclista embriagado que estava às margens da BR-230.
Em um curto espaço de tempo, um carro modelo Celta bateu na traseira do caminhão baú e, em seguida, um caminhão carregado de cocos colidiu atrás do Celta, ocasionando a explosão dos dois veículos. O motorista do veículo Celta morreu na hora. O corpo, carbonizado, ficou preso nas ferragens.
A vítima fatal foi o professor e advogado Anrafel Medeiros Lustosa. O professor Anrafel dava aulas na Faculdade São Francisco em Cajazeiras para onde estava se deslocando no momento do acidente. Ele ensinava também na UFCG em Sousa e na Unipê em João Pessoa.

 Mário Luiz (Carioca) com  Diário do Sertão

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Jovem é assassinado em Bayeux; ocupantes de carro são suspeitos

O crime ocorreu na noite desse domingo, 24, no bairro Nova Brasília, em Bayeux.



Jovem por desconhecidos que estavam em um Astra (Crédito: Aguinaldo Mota)
Uma dupla que estava em um veículo Astra, de cor não revelado, é apontada como responsável pelo assassinato do jovem Júnio Ferreira da Silva, 21 anos. O crime ocorreu na noite desse domingo, 24, no bairro Nova Brasília, em Bayeux.
A polícia tomou conhecimento que o jovem havia saído de moto com uma jovem na garupa por volta 20h e foi para a Rua José Dias de Vasconcelos, no Bairro Nova Brasília e parou na frente de um bar.
No local, um amigo pegou a moto de Júnio e saiu com a jovem. Poucos minutos depois apareceu o automóvel Astra, estacionou e saiu um homem que se aproximou do jovem e atirou cinco vezes contra a cabeça da vítima que morreu no local.
Testemunhas disseram que o veículo saiu em direção à rodovia federal e desapareceu. Não há informações se o jovem tinha envolvimento com a criminalidade.

Mário Luiz (Carioca) com WS Com

Garoto de 11 anos mata padrasto em defesa da mãe; ele está foragido

O garoto agiu em defesa da mãe que estava discutindo com o companheiro



Rogério foi morto pelo enteado (Crédito: Aguinaldo Mota)
A discussão de casal e a tentativa de agressão contra a mulher terminou em tragédia em João Pessoa. Na noite desse domingo, 24, um garoto de 11 anos assassinou com uma facada no pescoço o padrasto, Ronaldo do Carmo de Souza, de 30 anos.
Consta de informações colhidas pela polícia, que na tarde de ontem, o casal e a criança saíram para passear e já passava das 19h retornaram para casa, no bairro do Roger, mas antes de chegarem à residência o casal já estava discutindo.
Já na residência continuou a discussão e em dado momento, na frente da casa Ronaldo tentou agredir a mulher e, nesse momento, o garoto se apoderou de uma faca e aplicou violento golpe no pescoço do padrasto. Em seguida o menino fugiu.
Uma equipe do Samu esteve no local, fez os primeiros socorros, mas Ronaldo faleceu. Guarnições da PM atenderam a ocorrência, no entanto o garoto já havia fugido.
Enquanto o corpo era levado para a Gerência Executiva de Medicina e Odontologia Legal, a mulher era conduzida a delegacia de Homicídios para prestar depoimento.

Mário Luiz (Carioca) com WS Com

Jovem morre depois de bater em poste em acidente de moto na capital

Minutos depois socorristas atenderam outro chamado na mesma avenida.
Duas pessoas ficaram feridas, mas o estado de saúde é regular, diz Samu.

Jovem de 19 anos morreu depois de bater num poste em avenida do bairro do Altiplano, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
Jovem de 19 anos morreu depois de bater num poste em avenida do bairro do Altiplano, em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Dois acidentes com motociclistas foram registrados no fim da manhã deste domingo (24) na avenida conhecida como “Ladeira do Timbó”, que liga o bairro dos Bancários ao Altiplano, em João Pessoa. No primeiro caso, um jovem de 19 anos morreu depois de bater num poste de iluminação, segundo explicou o técnico de enfermagem do Samu, Tom Meireles.
Ainda segundo Tom Meireles, o piloto teria sido fechado por um carro e por isso perdeu o controle da moto. O técnico de enfermagem explicou que o jovem teve morte instantânea, porque quebrou o pescoço com o impacto da colisão.
Pouco depois de confirmarem a morte desse jovem, os socorristas do Samu foram acionados para socorrer vítimas de um segundo acidente, na mesma avenida. O técnico de enfermagem explicou que por falta de atenção no trânsito, o piloto da moto teria batido em um carro.
Dois jovens que estavam na moto ficaram feridos. Segundo o médico do Samu, Francelino Leite, no local do acidente o estado de saúde dos jovens era regular, mas merecia atenção. Eles foram levados para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Senado debate em audiência pública a liberação do uso recreativo da maconha

Comissão de Direitos Humanos e Legislação retoma a discussão nesta segunda-feira (25)

Audiência debate liberação da substância
Audiência debate liberação da substância
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) retoma, hoje, o debate sobre a regulamentação do uso recreativo, medicinal ou industrial da maconha. A audiência pública será realizada em caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Para participar da transmissão ao vivo enviando comentários, o cidadão pode acessar o Portal e-Cidadania ou ligar para o Alô Senado, no número 0800-612211.


Devem participar do debate Renato Malcher Lopes, neurocientista e professor adjunto do Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade de Brasília (UnB); Vladimir de Andrade Stempliuk, membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia; a assessora do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC) Nara Santos; a diretora do Centro Brasileiro de Estudos da Saúde, Grazielle Custódio; e o coordenador nacional de saúde mental do Ministério da Saúde, Roberto Tykanori.

O tema entrou na pauta de discussões no Senado devido a uma sugestão popular enviada pelo e-Cidadania (SUG 8/2014). Pela sugestão em análise na CDH, seria considerado legal “o cultivo caseiro, o registro de clubes de cultivadores, o licenciamento de estabelecimentos de cultivo e de venda de maconha no atacado e no varejo e a regularização do uso medicinal”.


Mário Luiz (Carioca) com Correio

Cássio chama o governo do PSB de perseguidor em comício realizado em Campina

Cássio chama o governo do PSB de perseguidor em comício realizado em Campina
Ao discursar durante o comício realizado neste domingo em Campina Grande, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), candidato ao governo do Estado pela Coligação A Vontade do Povo, voltou a fazer duras críticas ao governo socialista.

Único a fazer discurso no evento, Cássio agradeceu o carinho e o apoio recebidos ao longo desses dois dias de intensa participação popular nas duas carreatas. Após um breve discurso, no qual voltou a atacar o atual Governo do Estado pela perseguição, ineficiência na prestação dos serviços essenciais e discriminação a Campina Grande, em particular, o senador tucano fez questão de apresentar, um a um, todos os candidatos aos cargos de deputado federal e deputado estadual da coligação.

Ele fez uma menção especial também ao companheiro de chapa Wilson Santiago, candidato a senador, por quem pediu votos e também atestou a capacidade de exercer, com dignidade e compromisso com o povo da Paraíba o mandato a que se propõe.

Cássio encerrou seu pronunciamento voltando a agradecer as inúmeras manifestações de apoio e renovou a convicção de que, a partir de 1º de janeiro de 2015, uma Paraíba renovada, cansada de perseguição e disposta a se reconciliar com seu governo vai inaugurar mais um período de crescimento.

O comício em praça pública, na rua Odon Bezerra, no bairro da Liberdade, em Campina Grande, encerrou neste domingo à noite a carreata liderada pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB). A carreata percorreu neste domingo, 24, mais cinco municípios. No sábado, outras oito cidades receberam a mobilização festiva da campanha de Cássio.

Mário Luiz (Carioca) com PB AGora

quinta-feira, 21 de agosto de 2014

Frei Anastácio consegue registro de candidatura junto ao TRE

Deputado havia tido pedido negado devido à falta de apresentação de uma certidão de um processo requerido contra ele em Sapé, no qual não foi condenado

Deputado Frei Anastácio
Deputado Frei Anastácio
O deputado estadual Frei Anastácio (PT) conseguiu na tarde desta quinta-feira (21) o deferimento do registro de sua candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral. Por quatro votos a dois, o pleno do TRE reconsiderou a decisão que negava o registro do petista.

Frei Anastácio apresentou recurso (embargos em embargos) e conseguiu provar junto ao pleno que estava com todas as certidões negativas. Na segunda-feira (18), o deputado estadual teve o registro indeferido devido à falta de apresentação de uma certidão de um processo requerido contra ele no município de Sapé, no qual o deputado não foi condenado.
Frei Anastácio tenta agora, também na Justiça Eleitoral, a aprovação de que seu guia seja desvinculado da logomarca da candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao governo do Estado. PT e PSB formam a Coligação Força do Trabalho, encabeçada pelo governador Ricardo Coutinho, que disputa reeleição, Lígia Feliciano, candidata a vice, e Lucélio Cartaxo, que disputa o mandato de Senador.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

Carreta que transportava cevada tomba na BR-230 e deixa vias congestionadas em JP

Segundo informações da PRF, ainda não há informações sobre feridos no local


Carreta tombou e carga foi perdida
Carreta tombou e carga foi perdida
Uma carreta que transportava cevada tombou no km 19 da BR-230, Em João Pessoa, no fim da tarde desta quarta-feira (20). Não há informações sobre feridos e quase toda a carga foi perdida.

Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal, um longo congestionamento se formou em todo o trecho da rodovia que vai do Hospital de Trauma até a UFPB, afetando também o fluxo nas vias locais, uma vez que parte da rodovia ficou interditada pelo veículo.
Agentes estiveram no local para orientar motoristas e prestar atendimento ao condutor do caminhão.  A orientação permanente da PRF é que os motoristas não parem para observar  ocorrências, de forma que contribuam para acelerar o tráfego.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Tiririca faz paródia do comercial da Friboi com Roberto Carlos para pedir votos

Tiririca faz paródia do comercial da Friboi com Roberto Carlos para pedir votosImagens da Internet
Na primeira noite da propaganda eleitoral gratuita, Tiririca já garantiu vaga no ranking ‘o melhor do pior’ das eleições de 2014. Foi hilária sua paródia do comercial da Friboi. 
O palhaço, candidato do PR à reeleição para o cargo de Deputado Federal por São Paulo, surgiu ‘fantasiado’ de Roberto Carlos, garoto-propaganda do frigorífico: terno branco, peruca com fios escorridos e até uma corrente semelhante à usada pelo cantor. 
A canção tocada no comercial de TV, ‘O Portão’, ganhou versão bizarra, tão divertida quanto vergonhosa. O verso “Eu voltei, agora pra ficar, porque aqui, aqui é o meu lugar” virou “Eu votei, de novo eu vou votar, Tiririca, Brasília é o seu lugar”. 
Tiririca, numa imitação sinistra do jeito de falar de Roberto Carlos, ainda garfou um pedaço de carne e plagiou o texto do comercial: “Que ‘bifões’, bicho. Com certeza”. Em seguida soltou aquela inconfundível risada de Roberto Carlos.
Na imagem seguinte, o Tiririca original agradeceu o ‘apoio’ do ídolo da música: “Obrigado, meu Rei”. 
Roberto Carlos, o verdadeiro e único, está no México em turnê do recém-lançado EP ‘Ese Tipo Soy Yo’, que tem a versão em espanhol do sucesso ‘Esse Cara Sou Eu’. 
A essa altura ele já deve estar ciente da ‘homenagem’ feita por Tiririca na propaganda eleitoral. Não será surpresa se, daqui a poucas horas, o palhaço-deputado receber uma notificação dos advogados do cantor. 
Essa paródia não autorizada ainda fará Tiririca engolir em seco — e a carne a ser mastigada não será Friboi.

Mário Luiz (Carioca) com Terra

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

MPT dá ultimato para Cruz Vermelha regularizar salários do Hospital de Trauma

MPT dá ultimato para Cruz Vermelha regularizar salários do Hospital de Trauma
O Procurador do Trabalho, Eduardo Varandas, determinou um prazo de dez dias para que a Cruz Vermelha, que administra o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena em João Pessoa, regularize os salários de seus funcionários.
A determinação foi feita na última quinta-feira (14) em audiência pública realizada na sede da Procuradoria Regional do Trabalho - 13ª Região, na Capital.
De acordo com o Procurador, o Ministério Público do Trabalho foi "procurado pelo Sindicato dos Profissionais da Saúde e foi relatado um caso preocupante" e solicitado para intervir no caso.
Varandas destacou que a Cruz Vermelha "não vinha cumprindo a convenção de salário e não estava pagando o piso da categoria". Os servidores do Hospital de Trauma, todos Celetistas, obtiveram reajuste em seus salários há nove meses e só agora que a empresa veio cumprir, mas está se recusando a pagar os atrasados.
Os plantonistas noturnos não estão recebendo as horas extras que lhe são de direito. E os plantonistas dos feriados também não estão recebendo a hora adicional nos termos da convenção coletiva. Bem como os técnicos de laboratórios não estão podendo optar pelas três jornadas permitidas onde cada uma destas tem remuneração diferenciada e que existem horas excedentes não estão sendo pagas há muito tempo e nem integram o banco de horas para fins de compensação.
Foi constatado também que a Cruz Vermelha não concede aos servidores os intervalos intrajornadas. E muitos deles têm que dobrar a sua jornada quando estão de plantão e que o adicional de insalubridade é pago menor do que é estabelecido aos funcionários. A Cruz Vermelha também cancelou o seguro de vida que é direito dos servidores, entre outros descumprimentos.

Mário Luiz (Carioca) com Click PB

Protesto por moradia ocupa agência bancária em João Pessoa


Membros da CPT querem liberação de recursos para construção de casas.
Reunião entre comissão e gerência do banco chegou a acordo.

Protesto em agência bancária de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1) Protesto em agência bancária de João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Dezenas de pessoas da Comissão Pastoral da Terra (CPT) ocuparam na manhã desta segunda-feira (18) a agência do Banco do Brasil da avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa. A ocupação começou por volta das 10h30 e seguiu até as 13h30, impedindo a entrada e saída de clientes e funcionários. Segundo a Superintendência da Mobilidade Urbana (Semob), o trânsito chegou a ficar lento na avenida, mas voltou a fluir com normalidade.
As primeiras informações dão conta de que os manifestantes ocupam a área do estacionamento da agência, fecharam os portões e impedem a entrada no local. Uma equipe da TV Cabo Branco, que esteve no local, observou que clientes que estavam em atendimento não conseguiram sair da agência durante o protesto.
Representantes da CPT disseram à equipe de reportagem que desde março de 2013 o movimento entregou documentos para liberação de recursos para construção de casas na zona rural, em Itabaiana, mas até agora esse recurso não foi liberado.
Um grupo de representantes participou de uma reunião com a gerência do Banco do Brasil. Da reunião saiu um acordo de que até a sexta-feira (22) a documentação que falta no projeto para que os recursos sejam liberados.

Mário Luiz (Carioca) com G1

Padre Severino declara apoio à reeleição de RC e reforça palanque do PSB no Conde

Ricado, Padre Severino e liderancas do Conde

Considerado uma das principais lideranças políticas do Litoral Sul paraibano, o candidato a prefeito do Conde nas últimas eleições, Padre Severino (PT), anunciou, na tarde desta quarta-feira (6), apoio ao governador Ricardo Coutinho (PSB), candidato à reeleição pela coligação ‘A Força do Trabalho’. O vereador Naldo Cell (PT) também aderiu à projeto do socialista.
Padre Severino, que foi recebido pelo governador na tarde desta quarta, disse que Ricardo tem se mostrado um gestor focado no desenvolvimento da Paraíba e elogiou as obras que estão sendo realizadas pelo Governo do Estado no Conde.
“São obras de grande porte e importantes para o desenvolvimento do Conde, que tem como vocação o turismo e a agricultura”, destacou o petista, citando obras em andamento de abastecimento de água e esgotamento sanitário e as já concluídas, como o binário de Jacumã e o ordenamento da orla de Coqueirinho.
Padre Severino revelou ainda que a decisão em apoiar à reeleição de Ricardo partiu do clamor popular em seu município, já que a gestão do PSB tem investido muito no Conde. “O Brasil precisa de administradores deste nível e a Paraíba precisa continuar avançando, por isso nossa escolha por Ricardo”, declarou.
Ao final do encontro, Ricardo agradeceu a decisão do grupo liderado pelo petista e lembrou que o apoio do Padre Severino reforça, ainda mais, a parceria entre PSB e PT na Paraíba. A reunião com o governador contou ainda com as presenças presidentes do PT e do PSB, André de Sousa Gama e Nildo Lacerda, respectivamente.

Mário Luiz (Carioca) com Paraíba Já

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Viúva relembra a última conversa com Eduardo Campos

RECIFE — No fim do dia de quinta-feira, o movimento na casa da família Campos estava intenso. Eram muitos os familiares, amigos e políticos que acompanharam desde sempre a trajetória de Eduardo Campos e queriam estar perto de “dona Renata”, como ele chamava a mulher, e dos cinco filhos do casal. O ambiente era dolorido e, em quase todos os rostos, olhos marejados e expressões de consternação. Eram dezenas de pessoas reunidas na parte externa, divididas entre a varanda e a área arborizada ao redor da piscina. Quase todas de pé. Em torno do bebê Miguel, filho caçula do casal, que passava de colo em colo, estavam os únicos sorrisos visíveis na casa.
Dona Renata surpreendia a todos. Talvez por ainda não ter realizado a perda tão inesperada, ela se mostrava forte, até leve, andando entre as pessoas e conversando com os que lhe procuravam para apresentar condolências. Não caiu em prantos publicamente, apesar do olhar avermelhado, que carregava ainda na noite de ontem, de quem está sentindo a dor como uma força constante. Às vezes, parecia ser ela quem tranquilizava seus interlocutores. Ela contou sua última conversa por telefone com o marido: haviam falado sobre o perfil das possíveis primeiras-damas, ela e Letícia Weber, mulher de Aécio Neves, que havia sido publicado no GLOBO no dia do acidente.
Renata estava já no avião, embarcando do Rio de Janeiro para Recife, na manhã de terça-feira, quando recebeu o telefonema de Eduardo. Ele brincou:
— Olhe, você saiu no jornal!
Ela, espirituosa, respondeu:
— Ah, é? E você, escapou? — pergunta que costumava fazer sempre que a família sabia que sairia uma reportagem sobre o marido.
Eduardo retrucou:
— Disseram lá que você manda em mim!
Dona Renata riu e pediu que ele lhe enviasse uma cópia do texto. Desligou o telefone e voou. Quando desembarcou em Recife, ligou o aparelho e a primeira mensagem que entrou foi a foto reproduzindo a reportagem. Também foi a última mensagem que recebeu do marido.
Ontem, ela contava essa história como se fosse mais uma conversa trivial e não a última entre marido e mulher.
— Não estava no script — concluiu Renata, repetindo uma expressão que vem usando a muitos que se aproximam para consolá-la.
Conselheira de Eduardo
Nesse momento, chegou outra viúva, que permaneceu em um abraço com Renata que durou mais que alguns minutos. Era Eliane Aquino, a mulher do ex-governador de Sergipe, Marcelo Déda, falecido em decorrência de um câncer no final do ano passado. Campos e Déda eram amigos. Assim como Renata, Eliane também tem um filho pequeno com síndrome de Down e citou as semelhanças entre a história que se abateu sobre as duas:
— Os dois eram nordestinos, tão jovens, morreram em São Paulo e nos deixaram filhos especiais. Me disseram que um dia eu ia entender o porquê da vinda do meu filho. Você também, Renata.
Renata respondeu que um padre também lhe havia feito essa afirmação. E lembrou que o batizado do filho Miguel aconteceu em uma igreja pequenina, exatamente um mês antes do acidente de Eduardo:
— Eu sabia que ele seria eleito e não queria um batismo grande, de filho de presidente.
Renata é uma mulher discreta, de bastidores, conselheira fundamental de Eduardo, mas que deixava a ele a atuação na linha de frente. Outra frase que ela tem dito aos amigos nas conversas ao redor da piscina e na área externa da casa, onde estão concentradas as visitas, é sobre a paixão de Eduardo pela política:
— A política para ele não era só trabalho, era também um hobby.
Os quatro filhos mais velhos estão sentidos. Mas, talvez confortados na fortaleza da mãe, aguentam firme o momento. Causa surpresa perceber que, tão jovens, seus olhares sustentam serenidade. Em meio ao furacão de mudanças, o homem mais velho, João Henrique, de 20 anos, comentou com colegas que um grande desejo e preocupação da família nesse momento é encontrar o relógio e o cordão de ouro com medalhinhas que Eduardo carregava sempre. As medalhinhas foram sendo acumuladas ao longo da vida do político e têm um valor sentimental imenso para a família, apreensiva com a possibilidade de não conseguir resgatar dos escombros esse fragmento de lembrança.
José Henrique, de 9 anos, o filho caçula até a chegada de Miguel, parece ainda não entender bem o que está ocorrendo. Ele anda entre os irmãos e os amigos, depois vai para o colo da mãe. Abraça Renata, fala algo em seu ouvido, afunda a cabeça em seu peito e depois sai, sem aparentar ter chorado. João e Pedro, o filho do meio, de 18 anos, ficam orbitando perto da mãe e dos amigos e namoradas que vieram dar forças. A menina, Maria Eduarda, de 22 anos, tem lágrimas nos olhos, mas consegue sorrir ternamente sempre que conversa com alguém.
APOIO A OUTRA VIÚVA
No início da noite, a jornalista Cecília Ramos, esposa do assessor de Eduardo, Carlos Percol, que também estava no voo, chegou à residência. Muito jovem, recém-casada, Cecília mostrava seu luto com um vestido preto e choro constante. Coube a Renata, que usava calça jeans e uma bata branca, consolá-la. Assim que a viu chegar, a anfitriã dirigiu-se à entrada da casa e abraçou sua companheira de tragédia. Cecília foi se acalmando, e logo começou a missa em homenagem aos maridos e demais vítimas do acidente. Foram os filhos que fizeram as leituras na celebração, na varanda da casa. João foi encarregado pelo Padre Luciano Brito de ler um trecho do Livro de Jó, que fala sobre vida eterna.
O diretor de cinema Guel Arraes, tio de Campos, também aparentava estar muito sentido com a morte do sobrinho. A um grupo, dizia que Eduardo seria “insubstituível” na política:
— O Eduardo tem uma personalidade muito própria. Ele é neto do Miguel Arraes, foi muito próximo do Lula, e podia simplesmente ter imitado um dos dois. Mas não, ele tem uma personalidade brilhante, muito própria. Nem o sobrenome Arraes ele usou, adotou o Campos, só dele.
A mãe de Eduardo, Ana Arraes, externava de forma mais visível sua dor. Chorava bastante e era confortada pelos amigos. Padre Pedro Rubens, reitor da Universidade Católica de Pernambuco, que se dizia contagiado pela disposição política de Eduardo e foi prestar sua homenagem ao ex-governador, resumiu o sentimento, ainda incompreensível:
— É uma saudade do futuro.

Mário Luiz (Carioca) com O Dia

Demora na liberação de corpo pode adiar enterro de Campos, previsto para domingo

Por decisão da família, o corpo de Eduardo será enterrado no túmulo onde foram sepultados o avô, Miguel Arraes
Campos será enterrado no túmulo do avô
Campos será enterrado no túmulo do avô
O governo de Pernambuco informou, há pouco, que será sepultado domingo (17), às 16h, no Cemitério Santo Amaro, o corpo do ex-governador de Pernambuco e candidato do PSB à Presidência da República Eduardo Campos. A assessoria do governo teme, porém, que trâmites burocráticos na liberação dos corpos em São Paulo inviabilizem o sepultamento na tarde de domingo.

O atraso na chegada dos restos mortais de Campos e dos quatro assessores dele, que também morreram no acidente aéreo de quarta (13) em Santos (SP), pode inviabilizar o sepultamento nesse dia, porque a intenção é fazer pelo menos um dia de velório coletivo no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual. A previsão inicial de chegada dos corpos ao Recife é sábado (16) de manhã. O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, viajou na manhã desta quinta-feira para São Paulo para tentar acelerar os trâmites para traslado dos restos.

Por decisão da família, o corpo de Eduardo será enterrado no túmulo onde foram sepultados o avô, Miguel Arraes (ex-governador de Pernambuco, que também morreu em um dia 13 de agosto, há nove anos), e um tio do candidato, Carlos Augusto Arraes de Alencar.

Em frente ao Palácio do Campo das Princesas, o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, celebrará missa campal de corpo presente, da qual poderão participar os admiradores do candidato.

As ruas próximas ao palácio do governo foram interditadas na tarde de hoje para que funcionários da prefeitura façam a poda de árvores e preparem o local para receber o velório de Eduardo Campos e dos quatros assessores.

No Cemitério Santo Amaro, o número de visitantes aumentou desde que foi confirmada a morte do ex-governador. As ruas próximas também estão sendo preparadas para a cerimônia fúnebre, com cerca de 200 funcionários municipais cuidando da poda de árvores, troca de lâmpadas e reparos em buracos.

  Mário Luiz (Carioca) com Agência Brasil

Motociclista fica pendurado em arame farpado ao cair de moto na Paraíba

Rapaz ficou ferido nos braços, nos pés e nas costas, diz Samu.
Segundo socorristas, vítima trafegava em alta velocidade.

De acordo com equipe de resgate, motociclista estava em alta velocidade em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1) 
De acordo com equipe de resgate, motociclista estava em alta velocidade em João Pessoa (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Um motociclista ficou ferido após perder o controle da moto e cair em cima de uma cerca de arame farpado, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. O acidente ocorreu na manhã desta sexta-feira (15) e foi provocado, segundo a equipe de resgate, porque o motociclista trafegava em alta velocidade. O rapaz ficou ferido nos braços, nos pés e nas costas, segundo um socorrista do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
“O cidadão vinha em alta velocidade em uma curva, perdeu o controle e se deparou com uma cerca de arame farpado, onde ficou pendurado. Tivemos que usar um alicate corta-fios. O rapaz está bem machucado, principalmente nas costas, sorte que usava o capacete”, declarou o subtenente do Corpo de Bombeiros, Gelmires André. A vítima foi socorrida para o Hospital de Trauma Senador Humberto Lucena. O estado de saúde dele será divulgado no boletim das 11h desta sexta-feira (15), segundo informou a assessoria de imprensa.

Mário Luiz (Carioca) com G1-PB

Comércio varejista paraibano registra maior crescimento do país

Comércio varejista paraibano registra maior crescimento do país Foto: Walla Santos
As vendas do comércio varejista da Paraíba se descolaram do cenário nacional e o Estado registrou a maior taxa de crescimento de junho do país, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação com o mês anterior. O avanço foi de 3,9% em junho na Pesquisa Mensal do Comércio (PMC). Já o país e outros 23 Estados recuaram no mês da Copa do Mundo. (veja o quadro completo).
Além da Paraíba, somente os estados do Maranhão (1,6%), do Rio de Janeiro (0,5%), de Rondônia (0,2%) e de Roraima (0,1%) apresentaram resultados positivos em junho sobre maio. O país registrou recuo de 0,7%, o pior desde maio de 2012, quando retraiu 0,8%. Apesar do número de dias úteis terem sido reduzidos com a Copa, o mês foi considerado forte no comércio regional devido às datas comemorativas dos Namorados e das festas juninas.
Na comparação com junho do ano passado, o comércio varejista da Paraíba expandiu 7,4%, quarta maior taxa do país e o maior índice do Nordeste. Os estados do Norte como Acre (15%), Rondônia (9,9%) e Roraima (9,1%) registraram as maiores taxas, enquanto o país registrou um crescimento de apenas 0,8%. No acumulado do primeiro semestre, a Paraíba acumula alta, agora, de 4,5%, ficando acima da média nacional de 4,3%.
No comércio varejista ampliado, que inclui o varejo e as atividades de veículos, motos, partes e peças e de material de construção, a Paraíba também mostrou crescimento de destaque nacional (4,9%), atrás apenas do Acre (5,1%), enquanto o país apresentou recuo de -3,6%.
Durante a Copa do Mundo, houve redução dos dias úteis por conta dos feriados da Copa, e isso impactou sim nas vendas do comércio na maioria dos Estados, principalmente nas atividades de móveis e eletrodomésticos, tecidos e papelarias”, apontou Juliana Vasconcellos, gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE.




Taxa de crescimento do comércio varejista do mês de junho ante maio deste ano
Unidade da FederaçãoTaxa de crescimento de maio sobre junho %
PARAÍBA3,9%
Maranhão1,6%
Rio de Janeiro0,5%
Rondônia0,2%
Roraima0,1%
Paraná-0,3%
Minas Gerais-0,5%
Pará-0,5%
São Paulo-0,7%
Rio G. do Norte-0,7%
Mato Grosso do Sul-0,7%
Distrito Federal-0,8%
Alagoas-0,8%
Rio Grande do Sul-0,9%
Ceará-1,0%
Espírito Santo-1,2%
Pernambuco-1,5%
Piauí-1,6%
Mato Grosso-1,6%
Sergipe-1,7%
Bahia-1,8%
Santa Catarina-2,1%
Amapá-2,1%
Acre-3,7%
Goiás-4,0%
Amazonas-4,6%
Tocantins-8,2%
BRASIL

Mário Luiz (Carioca) com Secom -PB
-0,7%




PM frusta explosão a banco; trio é preso na frente agência do BB em Caiçara

Trio aguarda companheiros para explodirem banco na cidade de Caiçara

A Polícia Militar conseguiu prender na madrugada desta sexta-feira, 14, três homens que, segundo as primeiras informações se preparavam para explodir a agência do Banco do Brasil da cidade de Caiçara, no Brejo paraibano.
Os três homens presos foram identificados como Carlos Doberto Cabral da Silva, natural do Rio Grande do Norte e os paulistas Eduardo Dias da Costa e Vivalcir Batista Leite.
A prisão do trio aconteceu quando duas guarnições do Batalhão de Choque do 4º Batahão daPM de Guarabira realizavam rondas na região durante operação denominada de Madrugão. Em Caiçara, os policiais suspeitaram de um veículo Peujeot e resolveram abordar.
No interior do veículo foram encontrados vários documentos falsos. No levantamento feito pela polícia, através do Infoseg, foi descoberto que o veículo é roubado e os três presos tem antecedentes, inclusive um deles é acusado de um assalto milionário na cidade de Fortaleza.
Os ocupantes se apresentaram como pessoas que estavam passando pela cidade com destino ao Rio Grande do Norte e ainda se apresentaram como nomes falsos. Mesmo assim foram levados para a Delegacia de Polícia, onde foram apresentados ao delegado Walter Brandão. Á polícia os presos revelaram que aguardavam outros integrantes do grupo para agirem contra a agência bancária.
Segundo o tenente coronel Valério, comandante do 4º BPM, o trio é apontado como integrantes de grupos envolvidos em explosão de bancos e são suspeitos de terem participado das últimas ações nas cidades de Dona Inês, Serraria e Natuba.
Conheça os antecedentes do trio:
Carlos Doberto Cabral da Silva é natural do Rio Grande do Norte (acusado de assalto à Banco na cidade de Fortaleza, CE de onde foi levado cerca de R$ 200 mil), Eduardo Dias da Costa, natural de São Paulo, e Vivalcir Batista Leite, também suspeitos de explosão a bancos.

Mário Luiz (Carioca) com Wscom

Suspeito de roubar R$ 200 mil em banco no Ceará é preso no Agreste da Paraíba

Outros dois homens foram presos; o trio estava em um carro, portando documentos falsos, mas negou envolvimento com assaltos
4º BPM Guaabira
4º BPM Guarabira
Três homens foram presos na madrugada desta sexta-feira (15) durante uma operação da Polícia Militar em Caiçara, a 143 km de João Pessoa, no Agreste paraibano. O trio seria suspeito de roubos e um deles seria, ainda, procurado por assalto a banco no Ceará, segundo repassou a PM.
De acordo com informações do 4º Batalhão da PM, em Guarabira, policiais da guarnição de Choque, que faziam rondas por Caiçara, receberam informações através de denúncias anônimas, que levaram à identificação do trio em um carro, com atitude suspeitas. Segundo a PM, dentro do carro havia documentos falsos e vários cartões de crédito.

Os nomes dos três foram colhidos e, quando a polícia consultou os sistemas, identificou que eles são procurados por assalto a banco em Fortaleza, que teria provocado um prejuízo de R$ 200 mil.

O grupo disse, em depoimento, que não tinha relação com crimes e que estava na cidade apenas de passagem, mas acabou preso e levado para a delegacia de Guarabira.
De acordo com informações do tenente coronel Valério, comandante do 4º BPM, existe a possibilidade de participação do trio preso em outros crimes na região do Agreste/Brejo da PB.

“Os suspeitos ainda estão sendo ouvidos e ainda não pudemos obter maiores detalhes, mas não descartamos a participação dos mesmos nas explosões ocorridas em agências bancárias nas cidades de Serraria e Dona Inês, dias atrás”, contou, afirmando ainda que as suspeitas ganham força pelo fato de que, em assalto recente na cidade de Solânea, que fica na mesma região, alguns bandidos demonstraram sotaque paulista, coincidindo com dois dos presos nesta sexta, que são originários daquele estado. O terceiro é do Rio Grande do Norte.
A Polícia Militar disse ainda que o grupo poderia estar planejando mais um crime, mas que a possibilidade ainda será investigada.

Mário Luiz (Carioca) com Correio

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Filhos de Campos fizeram homenagem ao pai

Candidato do PSB comemorou aniversário de 49 anos no último domingo; ex-governador de Pernambuco morreu em acidente aéreo em Santos
Filhos de Campos gravaram vídeo para o pai / Reprodução  
Filhos de Campos gravaram vídeo para o pai Reprodução

Os filhos do candidato do PSB à presidência, Eduardo Campos, fizeram uma homenagem ao pai no último domingo para festejar seu aniversário. Campos morreu nesta quarta-feira em um acidente aéreo em Santos.

O vídeo tinha sido divulgado pelo próprio Campos, que comemorou aniversário de 49 anos no domingo. “O melhor presente de aniversário que já recebi”, escreveu o ex-governador de Pernambuco na ocasião.

Campos deixou cinco filhos. A mulher dele e o bebê Miguel estavam junto com o candidato antes da vigem aérea no Rio de Janeiro, no entanto, eles retornaram para Pernambuco.

O candidato do PSB seguiu para Santos, onde realizaria eventos da campanha. A candidata a vice-presidente, Marina Silva, também mudou a rota e não pegou a mesma aeronave.



Eduardo Campos estava no jato particular que caiu na manhã desta quarta-feira em Santos, no litoral de São Paulo. O candidato estava acompanhado do assessor Carlos Percol e de equipes de filmagem. Sete pessoas morreram no acidente: Alexandre da Silva (fotógrafo), Carlos Augusto Leal Filho "Percol" (assessor), Geraldo da Cunha (piloto), Marcos Martins (piloto), Marcelo Lira (cinegrafista) e Pedro Valadares Neto (assessor).


  
Mário Luiz (Carioca) com Band

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Candidato à Presidência Eduardo Campos morre em queda de jato

Marina Silva, vice na chapa, não estava a bordo

Eduardo Campos estava em jatinho que sofreu acidente nesta manhã em Santos
Foto:  Murillo Constantino / Agência O Dia
Rio - O candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) morreu em um acidente aéreo em Santos na manhã desta quarta-feira. A informação foi confirmada à deputada Jandira Feghali (PC do B)  pelo deputado Romário (PSB), candidato ao Senado na chapa de Campos.
De acordo com a direção do PSB, além de Campos, estavam no avião Geraldo da Cunha e Marcos Martins que seriam piloto e co-piloto da aeronave. Também estavam a bordo Pedro Valadares (assessor particular), Carlos Percol (assessor de imprensa), Alexandre Severo (fotógrafo), Marcelo Lira (cinegrafista). 
A candidata Marina Silva, vice da chapa de Eduardo Campos, não estava a bordo. 
A mulher de Eduardo Campos, Renata Campos, está em casa, Recife, ao lado dos cinco filhos, acompanhando as informações.
Eduardo Campos era economista, tinha 49 anos e estava em terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto.
Um dos últimos compromissos do candidato foi a entrevista ao Jornal Nacional na noite de terça-feira.
Avião arremeteu por causa do mau tempo
O jato modelo Cessna 560 XL prefixo PR AFA  decolou do Rio de Janeiro às 9h21 em direção a Guarulhos e caiu no bairro Boqueirão, área nobre da cidade de Santos, no litoral de São Paulo.
O avião caiu próximo a uma academia de ginástica. Bombeiros não informaram o número de pessoas a bordo nem o estado de saúde dos feridos. As primeiras informações são de que pelo menos 10 pessoas ficaram feridas.
Marina Silva teria desistido na última hora de embarcar na aeronave
De acordo com as primeiras informações, a candidata à vice na chapa de Eduardo Campos, Marina Silva (PSB), desistiu na última hora de embarcar na aeronave onde estava Eduardo Campos. Ela deveria estar no jato particular que caiu em Santos, mas acabou desistindo na última hora e tomou um avião de carreira. Marina está se dirigindo à Santos para acompanhar o trabalho do Corpo de Bombeiros.
Fumaça tomou conta da região após queda de helicóptero em Santos
Foto:  Reprodução Internet
Pelo
Twitter
, a Rede Sustentabilidade, partido de Marina que não chegou a ser oficializado por falta de assinaturas, lamentou a morte do ex-governador. "Todos estamos chocados com a morte de Eduardo Campos, em queda de avião hoje de manhã. Marina Silva segue agora para Santos (SP)." Campos morreu no mesmo dia que o avô, Miguel Arraes
Campos nasceu no Recife (PE) em 10 de agosto de 1965. Filho de Ana Arraes, ex-deputada federal, e do escritor e advogado Maximiano Accioly Campos, com apenas 16 anos ingressou na Universidade Federal de Pernambuco para cursar Economia; aos 20, formou-se e foi o orador da turma.
Começou a militância ainda na universidade, como presidente do Diretório Acadêmico. Não traiu o sangue político da família: em 1986, trocou a possibilidade de um mestrado nos EUA pela participação na campanha que elegeu governador de Pernambuco o seu avô, Miguel Arraes – que passara 15 anos no exílio provocado pelo regime militar. Campos morreu no mesmo dia que Arraes. O líder político morreu de infecção generalizada em 13 de agosto de 2005.
Em 1990, depois de trabalhar como secretário de Governo do avô, filiou-se ao PSB e conquistou um mandato de deputado estadual. Chegou ao Congresso Nacional em 1994, dois anos depois de sofrer sua única derrota eleitoral até hoje: foi quinto lugar na eleição que levou Jarbas Vasconcelos pela segunda vez à prefeitura do Recife. Em 1998, foi reeleito para a Câmara dos Deputados como o deputado federal mais votado de Pernambuco. No seu terceiro mandato em Brasília, conquistado em 2002, atuou em defesa da candidatura de Lula, depois de um primeiro turno com Anthony Garotinho.
Ministro do governo Lula
Em 2003, estreitando os laços com Lula, tomou posse como ministro de Ciência e Tecnologia – o mais jovem no primeiro mandato do presidente. Em sua gestão, foi aprovada a lei que autoriza pesquisa com células-tronco. Data dessa época suas desavenças com o todo-poderoso José Dirceu.
Em 2005, Campos e Aldo Rebelo, então ministro de Relações Institucionais, manobraram para barrar a CPI dos Correios, que trouxe à tona o mensalão. Numa reunião com Dirceu, que terminou em clima hostil, Campos teria sido aconselhado a desistir da candidatura ao governo de Pernambuco em favor do petista Humberto Costa. “Eu não preciso do PT para ser governador. A única pessoa a quem eu tenho de dar satisfação é Lula”, teria respondido. Mais tarde ganharia pontos adicionais com o presidente ao ser fiel durante a crise do mensalão e ao retirar sua candidatura à presidência da Câmara em favor de Rebelo.
A última entrevista do candidato à presidência Eduardo Campos foi ao Jornal Nacional na noite desta terça-feira. Quando questionado sobre como pretendia ampliar os programas sociais criados no governo Lula e ao mesmo tempo enfrentar a inflação, Campos afirmou que a “única promessa é melhorar a vida do povo brasileiro”.

Mário Luiz (Carioca) com O Dia

Eduardo Campos morre em acidente com avião no litoral paulista



O candidato à Presidência da República Eduardo Campos (PSB) morreu em um acidente aéreo envolvendo um jatinho que caiu sobre uma casa na cidade de Santos, litoral sul paulista, na manhã desta quarta-feira. O deputado federal Júlio Delgado (PSB-MG) confirmou a morte do candidato.
- Acabaram de confirmar, ele realmente estava no avião e morreu - disse ele, aos prantos. A assessoria do PSB, no entanto, não confirma a morte.
Fontes da Aeronáutica e o deputado Márcio França, do PSB-SP, braço-direito de Eduardo Campos, confirmaram que o prefixo da aeronave que caiu era igual ao do jatinho em que viajava o candidato.
Segundo a ANAC, trata-se de um jato Cessna com dois motores, com capacidade para 12 passageiros. A aeronave estava com o certificado de aeronavegabilidade e a inspeção anual de manutenaçlao em dia. O jato pertence à empresa AS Andrade Empreendimentos e Participação. O prefixo do jatinho era PR-AFA. A Aeronáutica investigará o acidente.
A assessoria de imprensa de Marina Silva, vice-candidata à Presidência na coligação de Campos, confirmou ao Extra que a aeronave do candidato saiu do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, às 9h23 da manhã de hoje e, após não conseguir pousar em Santos, não retornou contato.
As especulações de que Campos poderia estar entre as vítimas do acidente começaram a circular na internet cerca de uma hora após a queda da aeronave, baseada na informação de que Campos tinha compromissos eleitorais em Santos nesta manhã.
Segundo o site oficial da campanha do candidato, Eduardo Campos tinha uma entrevista coletiva na Praia do Mercado, às 10h30. Em seguida, às 12h, ele participaria de um seminário sobre a expansão do porto de Santos, no Guarujá.
Sete vítimas
Segundo O Globo, o Corpo de Bombeiros confirmou a queda, que ocorreu na altura do número 136 Rua Alexandre Herculano, esquina com Rua Vahia de Abreu, nas imediações do Canal 3, a cerca de sete quadras da praia. Logo após a queda, a primeira informação era a de que se tratava de um helicóptero. Sete pessoas ficaram feridas e pelo menos três imóveis foram atingidos.
A sala de imprensa do Corpo de Bombeiros informou que sete vítimas foram socorridas em hospitais da região, mas ainda não há informações se elas eram ocupantes da aeronave ou moradores dos imóveis atingidos. O Pronto-Socorro Municipal de Santos confirmou que há quatro feridos internados na unidade.
A queda ocorreu pouco depois das 10h. A poucos metros do local do acidente funcionam uma escola infantil e uma academia de ginástica. A região tem casas e comércios.
O Comando da Aeronáutica informou, por nota, que o avião, modelo Cessna 560XL, prefixo PR-AFA, caiu às 10h.
“A aeronave decolou do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino ao aeroporto de Guarujá (SP). Quando se preparava para pouso, o avião arremeteu devido ao mau tempo. Em seguida, o controle de tráfego aéreo perdeu contato com a aeronave”, diz nota da Aeronáutica.
O local onde ocorreu a queda é bastante movimentado. Testemunhas relatam que ouviram barulho de uma explosão. O quarteirão foi isolado pela Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e equipes de resgate. Com o estrondo na hora da queda, vidraças de lojas quebraram-se.

Mário Luiz (Carioca) com Extra
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...